top of page

Introdução

Diante do quadro de crise que se instaurou no Brasil e no mundo em função do COVID19, escolas de nível básico e de ensino superior tiveram que passar a oferecer suas aulas em modo remoto, on-line, para garantir aos alunos a continuidade do processo de aprendizagem.

​

Esse momento dramático que estamos vivendo, nas palavras de António Nóvoa (2020),em palestra virtual ao SINDPROFNH, a escola precisa se revelar uma instituição central para nosso futuro e deve acompanhar os alunos. Os professores não poderiam abandonar seus alunos nesse momento, pois perderíamos a confiança total de nossos alunos.

​

O GEICS tem se debruçado sobre as questões que envolvem os estudos sobre o currículo. Essas abrangem prática docente, escolha e organização de conteúdos,Compreensão da função da educação, ou seja, para que se educa, e o impacto da contemporaneidade e das tecnologias na organização curricular da escola. Dessa forma, compreender, nesse momento, a relação de ensino e aprendizagem que os alunos estão estabelecendo com a instituição escolar-universitária e com a tecnologia, em meio a um quadro social impactante é nosso objetivo.


Diante do quadro, multiplicam-se pesquisas e questionários voltados para aos professores. No entanto, os alunos, que também estão vivenciando esse momento, precisam ser ouvidos. Esse é o contexto em que se inicia essa pesquisa. Sobretudo, interessa-nos saber as percepções que que os alunos estão tendo do esforço e dedicação d e seus professores, das dificuldades deles e de colegas, dos movimentos de colaboração entre todos e finalmente, do impacto que tudo isso poderá ter para a aprendizagem deles e, ainda, para o futuro da educação presencial, quando essa crise passar. Qual a ressignificação da escola que esse momento suscitará?

​

Objetivos

Compreender, nesse momento, a relação de ensino e aprendizagem que os alunos estão estabelecendo com a instituição escolar-universitária e com a tecnologia, em meio a um quadro social impactante é nosso objetivo.Conhecer a percepção dos alunos sobre as experiências educacionais vivenciadas por aulas remotas nesse período de quarentena.Identificar os sentimentos que os alunos mais expressam nesse momento.Apontar movimentos de ressignificação da função da escola/educação que se desdobrará em função dessa experiência. Compreender as mudanças que os alunos esperam nas aulas presenciais quando a crise passar.

Resultados Preliminares

Para ter acesso ao E-book gratuito "Quarentena COVID19: percepção de alunos sobre sua aprendizagem" com os resultados preliminares, preencha o formulário abaixo e em seguida será encaminhado no e-mail cadastrado (verifique a caixa de spam):

Obrigado pelo envio! Verifique sua caixa de SPAM, ok?

bottom of page