top of page

Em parceria com o Programa de Interlocuções Internacionais do Programa de Pós Graduação Educação Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Grupo GEICS e todos os ouvintes presentes tiveram a honra de participar desse encontro de grande contribuição teórica e profissional com o Prof. Dr. Michael Young do Institute of Education, University of London United Kingdom.

​

Este evento aconteceu no dia 29 de março de 2021 e foi transmitido pelo Youtube no canal do PPGEAHC.

​

O tema central do encontro foi “Desenvolvimento profissional de professores e fontes de conhecimento”, cerne das pesquisas do Prof. Young e explicações grandiosas sobre suas reflexões sobre o conhecimento poderoso. No encontro, mais detalhadamente, foram levantadas questões e argumentações sobre os aspectos do conhecimento poderoso; estrutura de currículo; limites e fronteiras entre o currículo do dia-a-dia e o currículo de conteúdos escolares; fronteiras internas e externas; a importância de investigar as fronteiras internas da estrutura curricular para o conhecimento poderoso; definição do currículo a partir da experiência e do contexto, suas potencialidades limitações e aplicações; definição do currículo escolar, das especialidades das disciplinas e conteúdos generalizáveis, potencialidades e aplicações; diferentes argumentações e explicações sobre a dificuldade que os alunos encontram nas disciplinas de conhecimento; flexibilização das fronteiras entre o conhecimento do dia-a-dia e do conhecimento específico das disciplinas por meio da mediação do professor capacitado para minimizar essas fronteiras, conduzindo os alunos ao alcance do conhecimento poderoso.

​

O Professor Young oportunizou, neste encontro, o acesso a potentes reflexões críticas sobre o currículo e possíveis soluções para as dificuldades encontradas na estrutura deste currículo, possibilitando a apropriação de todos (livre) ao conhecimento poderoso.

​

Gostou? Que tal assistir a gravação do encontro?

Clique aqui para acessar!

bottom of page