top of page
SOCIEDADE, CURRÍCULO E FORMAÇÃO 
DOCENTE EM DEBATE: CONDIÇÕES PARA O CONHECIMENTO PODEROSO

Ana Lúcia de Souza Lopes 
Marili Moreira da Silva Vieira 
Marcelo José Abreu Lopes
(organizadores)

​Sociedade, Currículo e Formação docente em debate: condições para o conhecimento poderoso é dividido em dois volumes como fruto dos trabalhos, reflexões e debates realizados no III Seminário Internacional organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade – GEICS em outubro de 2021. A obra reúne uma coletânea de artigos produzidos por estudantes e pesquisadores interessados em discutir, num momento muito oportuno, a importância da valorização do conhecimento poderoso no contexto educacional para a promoção de sujeitos críticos e emancipados que tem como foco de debate as relações entre currículo, formação docente e o impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas. As pesquisas e experiências apresentadas nesta obra que entrelaçam teoria e prática, envolveram os vários níveis de ensino e oferecem um rico território com reflexões e inspirações para o (re)pensar concepções, impactos e novas formas de aprender e ensinar em nossa contemporaneidade. O livro é organizado em quatro sessões temáticas que acompanham os eixos de debate do seminário, alinhados às linhas de pesquisa do grupo GEICs: (i) Cultura Digital e Prática Docente; (ii) Escola e Currículo: Docência, Cultura e Sociedade; (iii) Formação do Educador para a Interdisciplinaridade, (iv) Visão de mundo, educação e sociedade. A publicação desta obra permite um diálogo interdisciplinar envolvendo professores, pesquisadores e estudantes e lança novos olhares sobre o contexto educacional na perspectiva de diferentes aspectos que inspiram a construção de caminhos e podem conduzir a uma reflexão sobre o que é educação de qualidade, favorecendo condições para a construção do conhecimento poderoso para todos.

bottom of page