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VIII Congresso Internacional do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Sociedade: “Vozes Entrelaçadas"

23, 24 e 25 de setembro de 2025

VI Seminário do Grupo GEICS: “Currículo, Linguagens e Educação na Cidade”

Sobre o evento

O Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Sociedade convida pesquisadores nacionais e
internacionais para apresentar e debater ideias e resultados de pesquisas em Educação, Arte,
Filosofia, Comunicação e áreas afins. Em tempos de desafios sociais, o congresso se consolida como espaço de diálogo técnico, cientifico e cultural, voltado a professores e pesquisadores de pós-graduação, fortalecendo parcerias locais e internacionais.

COMISSÕES

Comissão de Organização

Comissão Científica

Gabriel Oliveira

Carolina Vigna

Hilda

Ysadora

Luciene A. Abrunhosa

Isabel Orestes Silveira

Antônio Iraldo

Pelópidas Cypriano

Marili Moreira da Silva Vieira

Ana Lucia de Souza Lopes

Paulo Fraga da Silva

Roger Campato

Mirian Celeste Martins

Valéria Martins

Regina Brito

Rosana Maria Pires Barbato Schwart

Marlise Borges

Suzana Ramos Coutinho

GTs

GT 1: Acústicas: Barroco, Oralidade e Mestiçagem – 23/09 – 14h30 – 17h

Mediação: Prof. Dr. Amálio Pinheiro – PUC-SP

Ms. Carla Bulcão - PPGEAHC

Apoio: Selma Russo

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pinheiro@pucsp.br

GT 2: Vozes Criativas: Processos de Criação – 23/09 14h30 – 17h

Profa. Dra. Cecília Salles – PUC-SP  e Profa. Dra. Isabel Orestes Silveira- PPGEAHC

Apoio:  Ms. Paula Nunes - PPGEAHC

​

cecilia.salles@gmail.com

GT 3 : Sons e Silêncios: O Sagrado e o Contemporâneo – 23/09 – 14h30 – 17h

Prof. Dr. Antônio Iraildo – FAPCOM 

Dra. Hilda Souto – PPGEAHC

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Apoio: Ms. Cornélio Castro –  PPGEAHC

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ira.brito@gmail.com

GT 4: Tessituras: InCognita, Arte, Mídia e Videoclipe – 24/09 14h30 – 17h

Prof. Dr. Pelópidas Cypriano – IA/UNESP-SP e  Dr. Manoel Nascimento

Apoio:  Ms. Lucas Abrunhosa - PPGEAHC

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pelopidas.cypriano@unesp.br

GT 5: Vozes Entrelaçadas: Linguagem, Identidade e Sociedade – 24/09 14h30 – 17h

Profa. Dr. Arnaldo Lorençato– PPGEAHC e Prof. Dr. Carlos Sandano

Apoio: Ms. Renan de Simone

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arnaldo.lorencato@mackenzie.br

GT6: Ecos Cognitivos: Arte, Tecnologia e Aprendizagem – 24/09 14h30 – 17h

Profa. Dra. Ana Lucia de Souza Lopes – PPGEAHC

e Profa. Dra. Carolina Vigna – CCL

Apoio: Ms. Bruna Rampinelli – PPGEAHC e Ms. Fernando Martins – PUC/SP

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analucia.souza@mackenzie.br

GT 7: Polifonias: Escola e Currículo: docência, cultura e sociedade – 25/09 14h30 – 17h

Profa.  Dra. Marili Moreira da S. Vieira – PPGEAHC

Prof. Dr. Marcos Nepomuceno

Apoio: Ms. Juliana Najados Hoffmann – PPGEAHC e Ms. Jovanka Marianna Ferreira – PPGEAHC

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marili.vieira@mackenzie.br

GT 8: Partituras: Bioética – 25/09 14h30 – 17h

Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva – PPGEAHC 

Prof. Dr. Roger Campato – PPGEAHC

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Apoio: Prof. Ms. Christian Bitencourt

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paulo.silva1@mackenzie.br

GT 9: Vozes dialogantes: entremeios da Mediação Cultural – 25/09 14h30 – 17h

Profa. Dra. Mirian Celeste Martins – PPGEAHC e Prof. Ms Ronaldo Bertaco

Apoio: Ms. Ysadora      PPGEAHC

​

mirian.martins@mackenzie.br

GT 10: Harmonias: Paulo Freire 24/09 16h30 – 18h

Profa. Dra. Regina Pires Brito – PPGL

Apoio: Dr. Edson Elidio

​

regina.brito@mackenzie.br

GT 11: Tramas na Cidade: Linguagens, Cultura e Educação: 25/09 16h30 – 18h

Profa Dra. Rosana Maria Pires Barbato Shcwartz – PPGEAHC e Dr. Patrício Dugnami

Apoio: Dra. Marlise Borges – PPGEAHC

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rosanamaria.schwartz@mackenzie.br

GT12: Sinfonias: Imagem, Artes Visuais e Antropologia

Profa Dra. Suzana Ramos Coutinho – PPGEAHC e Prof. Dr. Marcos Rizolli

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Apoio:  Ms. Emma Castro – PPGEAHC

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suzana.coutinho@mackenzie.br

Este grupo de trabalho propõe uma reflexão sobre as intersecções entre as tradições barrocas, as práticas de oralidade e a mestiçagem cultural. Ao explorar as sonoridades e narrativas que emergem desses contextos, buscamos entender como as vozes históricas se entrelaçam na construção de contextos culturais contemporâneos. As contribuições poderão abordar a música, a literatura, a arte e as formas de expressão que revelam a riqueza e a complexidade das relações entre as diferentes culturas, enfatizando a importância da memória e da oralidade na formação de um patrimônio cultural dinâmico e plural.

Este grupo de trabalho explora a dinâmica dos processos de criação artística e cultural, destacando as vozes e experiências que moldam o ato criativo. Através de uma abordagem interdisciplinar, buscamos investigar como diferentes contextos, técnicas e tradições influenciam a produção artística e as narrativas que dela emergem. Os participantes são convidados a compartilhar reflexões sobre práticas criativas em diversas áreas, como artes visuais, música, literatura e performance, enfatizando a colaboração, a inovação e as interações entre artistas e suas comunidades. Este GT visa promover um diálogo enriquecedor sobre a importância da criatividade na formação de identidades e na construção de significados culturais.

Este grupo de trabalho propõe uma investigação das relações entre sons, silêncios e suas expressões no âmbito do sagrado e do contemporâneo. Através de uma abordagem que dialoga com a espiritualidade, a arte e a cultura, buscamos compreender como as sonoridades e os silêncios são utilizados para comunicar experiências transcendentais e reflexões sobre o mundo atual. Os participantes são convidados a explorar como rituais, práticas artísticas e manifestações culturais contemporâneas interagem com o sagrado, questionando as fronteiras entre a tradição e a inovação. Este GT visa promover uma reflexão sobre como as vozes do passado e do presente se entrelaçam na construção de significados e na expressão de experiências espirituais e culturais.

Este grupo de trabalho explora as interseções entre arte, mídia e videoclipe, com foco nas vivências proporcionadas pelo projeto "InCognita 3i para Inovação, Inclusão, Internacionalização". Investigaremos como as tessituras visuais e sonoras criadas nos videoclipes desafiam as convenções artísticas e comunicativas, promovendo novas formas de expressão e reflexão. Os participantes são convidados a discutir as práticas criativas que emergem nesse contexto, considerando a influência da tecnologia, das narrativas e das estéticas contemporâneas. Este GT visa fomentar um diálogo sobre o potencial dos videoclipes como uma forma de arte que interage com diferentes linguagens e mídias, ampliando as possibilidades de leitura e interpretação cultural.

Este grupo de trabalho propõe uma reflexão sobre as interconexões entre linguagem, identidade e as dinâmicas sociais que as permeiam. Ao explorar como as vozes diversas se entrelaçam em contextos culturais variados, buscamos compreender o papel da linguagem na construção e na expressão da identidade individual e coletiva. Os participantes são convidados a discutir temas como a oralidade, a comunicação intercultural e as representações sociais, além de investigar como as narrativas, sejam elas escritas ou faladas, refletem e moldam as realidades sociais. Este GT visa criar um espaço para a troca de experiências e ideias que enfatizem a riqueza da diversidade linguística e cultural, contribuindo para o fortalecimento das vozes que compõem o tecido social.

Este grupo de trabalho explora a interseção entre arte, tecnologia e processos de aprendizagem, examinando como essas dimensões se influenciam mutuamente na formação do conhecimento e na construção de experiências significativas. Os participantes são convidados a discutir as implicações da cultura digital, das novas mídias e das tecnologias digitais na prática docente; metodologias que envolvem a apropriação de tecnologia digital, bem como as maneiras pelas quais a arte pode enriquecer o processo de aprendizagem. Serão abordados temas como a criatividade, a inovação pedagógica e a relação entre estética e cognição, buscando entender como as experiências artísticas e tecnológicas podem promover um aprendizado mais colaborativo, interativo, significativo e transformador. Este GT visa fomentar um diálogo interdisciplinar que amplie as perspectivas sobre o papel da arte e da tecnologia na educação e na prática docente contemporânea.

Este grupo de trabalho investiga as múltiplas vozes que compõem o conhecimento que é trabalhado na escola, explicitando sua relação com a cultura e a sociedade. A partir de uma abordagem crítica, busca compreender e contribuir para os processos de formação integral dos estudantes e a formação de uma cidade que educa. Para tanto, tem espaço para reflexões que promovam o estreitamento das relações entre a cidade, suas comunidades e as escolas locais. Este GT visa promover um espaço de troca de experiências pedagógicas e de pesquisas sobre as relações entre a escola, a cultura, a docência e a cidade.

Este grupo de trabalho convida à reflexão sobre as complexas interações entre Bioética e as diversas formas de expressão artística e cultural, como a literatura, a música, as artes visuais, entre outras. Ao considerar a Bioética não apenas como um campo de estudo, mas também como uma partitura que orienta as práticas humanas e sociais, buscamos explorar como as questões éticas contemporâneas se manifestam nas narrativas e representações artístico-culturais. Os participantes são incentivados a discutir temas como a ética na pesquisa, a representação de experiências humanas na arte e o papel da criatividade na promoção de diálogos sobre educação, saúde, tecnologia e direitos humanos. Este GT visa criar um espaço para a troca de experiências e ideias que contribuam para uma compreensão mais profunda da Bioética em um mundo interconectado e em constante transformação.

Este grupo de trabalho explora o papel das vozes e das narrativas na mediação cultural, investigando instrumentos de diálogo e compreensão entre diferentes grupos e comunidades. Ao abordar a mediação cultural como um processo de produção de significados, buscamos entender as dinâmicas de troca e diálogo que surgem na interseção entre cultura, arte e comunicação. Os participantes são convidados a compartilhar experiências e práticas que envolvem a mediação de saberes e histórias, refletindo sobre a importância da escuta ativa e da diversidade de vozes na promoção de uma sociedade mais inclusiva. Este GT visa criar um espaço colaborativo para o fortalecimento das vozes que desempenham um papel vital no compartilhamento de ações mediadores que ampliem os repertórios culturais e a promoção do entendimento mútuo.

Este grupo de trabalho se dedica a explorar as contribuições de Paulo Freire para a educação e suas implicações nas práticas pedagógicas contemporâneas. Através de uma abordagem que privilegia o diálogo, a reflexão crítica e a conscientização, buscamos entender como os princípios freireanos podem ser aplicados para promover uma educação mais justa, igualitária e transformadora. Os participantes são convidados a discutir a relevância das ideias de Freire em contextos educacionais diversos, refletindo sobre as harmonias e tensões que emergem nas relações entre educadores e educandos. Este GT visa fomentar um espaço de troca de experiências e práticas que fortaleçam o compromisso com uma educação libertadora, onde a voz de cada indivíduo é reconhecida e valorizada.

Este grupo de trabalho convida à reflexão sobre as inter-relações entre linguagens, cultura e educação no contexto urbano. Ao explorar como as diversas formas de expressão e comunicação se entrelaçam nas tramas sociais da cidade, buscamos compreender o papel da educação na promoção da diversidade cultural e no fortalecimento da identidade urbana. Os participantes são incentivados a discutir práticas pedagógicas que valorizem a cultura local, a oralidade e as narrativas comunitárias, refletindo sobre como esses elementos podem enriquecer a experiência educativa. Este GT visa criar um espaço colaborativo para a troca de ideias e experiências que contribuam para a construção de uma educação mais inclusiva e sensível às realidades urbanas, promovendo a cidadania crítica e a valorização das vozes locais.

Este grupo de trabalho explora as interseções entre fotografia, artes visuais e antropologia, analisando como essas linguagens se entrelaçam para construir narrativas sobre culturas e identidades. Ao considerar a fotografia e as artes visuais como ferramentas para a reflexão crítica e a representação social, buscamos compreender como elas podem revelar as complexidades das experiências humanas e suas relações com o entorno cultural. Os participantes são convidados a discutir a função da imagem na antropologia contemporânea, as implicações éticas de sua produção e uso, e como essas expressões artísticas podem promover diálogos interculturais. Este GT visa criar um espaço colaborativo para a troca de ideias e experiências que contribuam para uma apreciação mais profunda das sinfonias visuais que compõem a tapeçaria da vida social.

Datas importantes

EVENTO: 23, 24 e 25 de setembro de 2025

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Inscrição sem comunicação oral: até a data do evento

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Submissão de Resumo Expandidos até 15/08/2025.

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Aprovação dos resumos expandidos será até 29 de agosto de 2025. O aceite do resumo será enviado para o e-mail com o qual você submeteu o texto.

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31 de Outubro de 2025 para envio do artigo completo. Para tanto, é necessário ter apresentado sua comunicação no congresso.

Favor observar as normas para escrita do Artigo.

​

Envie o texto completo para dois e-mails, a saber: congressoclisem@gmail.com e o coordenador de seu GT.

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