top of page
e872e6695507bcd36b340a9f9040c0eb.jpg

Docência na escola deste século: Entre a nova e a velha escola – Vol. 1

Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola é fruto dos trabalhos apresentados no IV Seminário GEICS e I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Currículo, Didática e Formação de Professores. A obra é apresentada em dois volumes e reúne uma coletânea de artigos produzidos por professores, pesquisadores do ensino superior e rede básica de ensino e estudantes doutorado, mestrado e de graduação interessados em discutir, de acordo com a temática e eixos de debate, os dilemas e oportunidades da docência na escola deste século, as rupturas e continuidades da nova e velha escola, tendo como foco as relações entre currículo, formação docente, tecnologia e inovação pedagógica.As pesquisas apresentadas nesta obra discutem teoria e prática, numa perspectiva propositiva que evidencia a relevância das pesquisas no campo da educação em suas várias dimensões.A publicação permite um diálogo interdisciplinar que aproxima a Escola e a Universidade e que inspira a construção de novas formas de atuação na educação, em defesa da qualidade, do valor do conhecimento e da educação para todos.

Captura de tela 2023-04-24 195224.png

Sociedade, Currículo e Formação Docente em Debate: condições para o Conhecimento Poderoso - Volume 2

Sociedade, Currículo e Formação docente em debate: condições para o conhecimento poderoso é dividido em dois volumes como fruto dos trabalhos, reflexões e debates realizados no III Seminário Internacional organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade – GEICS em outubro de 2021. A obra reúne uma coletânea de artigos produzidos por estudantes e pesquisadores interessados em discutir, num momento muito oportuno, a importância da valorização do conhecimento poderoso no contexto educacional para a promoção de sujeitos críticos e emancipados que tem como foco de debate as relações entre currículo, formação docente e o impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas.

csm_Educação_e_sociedade_41d2f7298a.jpg

Educação e sociedade: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo

Educação e sociedade: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo revela a vocação do Mackenzie no exercício de sua tarefa educacional. Ao longo dos 150 anos de sua existência, o Mackenzie esteve inserido nos movimentos políticos e educacionais pelos quais a nação passou. Em cada período, sua presença e influência repercutiram em muitas políticas educacionais, especialmente no que diz respeito à formação de professores. Durante a Primeira República, o Mackenzie atuou na formação de professores e na criação de escolas modelo para a cidade de São Paulo, em função de sua prática educacional inovadora para a época. Por meio dessa importante tarefa, o Mackenzie formou professores que marcaram pessoas e que se tornaram líderes na sociedade brasileira. 

Livro Casa Godinho - Silvia Bianchi - Silvia Soler Bianchi.jpg

Casa Godinho: Um lugar de memória na cidade de São Paulo

O livro apresenta um resgate histórico da Casa Godinho, um lugar de memória na cidade de São Paulo, em que busca-se compreender as relações sociais existentes na época e, desse modo, manter vivas a cultura e a memória do paulistano

csm_Retratos-da-nossa-historia_d95e044e8d.png

Retratos da nossa história: Universidade Presbiteriana Mackenzie

A coexistência harmoniosa de edifícios em estilo tradicional com outros, de feitura moderna, corresponde, espacialmente, à harmonia instaurada no meio ambiente acadêmico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nesse cenário, convivem diariamente milhares de protagonistas: alunos e professores de graduação, pós-graduação, participantes de cursos ou programas de extensão, gestores e funcionários das várias instâncias administrativas. Captados magistralmente pelas lentes das câmeras, esses retratos registram o brilhantismo com que a Universidade Presbiteriana Mackenzie completa 60 anos de vigorosa presença no restrito rol das mais qualificadas universidades brasileiras.

4fb93ece5bdcb39a22d382f482766a24.png

Docência na escola deste século: Entre a nova e a velha escola – Vol. 2

Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola é fruto dos trabalhos apresentados no IV Seminário GEICS e I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Currículo, Didática e Formação de Professores. A obra é apresentada em dois volumes e reúne uma coletânea de artigos produzidos por professores, pesquisadores do ensino superior e rede básica de ensino e estudantes doutorado, mestrado e de graduação interessados em discutir, de acordo com a temática e eixos de debate, os dilemas e oportunidades da docência na escola deste século, as rupturas e continuidades da nova e velha escola, tendo como foco as relações entre currículo, formação docente, tecnologia e inovação pedagógica.
As pesquisas apresentadas nesta obra discutem teoria e prática, numa perspectiva propositiva que evidencia a relevância das pesquisas no campo da educação em suas várias dimensões.A publicação permite um diálogo interdisciplinar que aproxima a Escola e a Universidade e que inspira a construção de novas formas de atuação na educação, em defesa da qualidade, do valor do conhecimento e da educação para todos.

1633967277-marili-moreira-da-silva-vieira-0013527.jpg

Currículo em Debate: Perspectivas Culturais, Educacionais e Religiosas

Currículo em Debate: perspectivas culturais, educacionais e religiosas reúne um seleto grupo de pesquisadores e pensadores para discutir sobre o currículo e sua relação com a sociedade e a cultura, por perspectivas que envolvem diversas áreas da educação e impactam os principais atores envolvidos: a escola ou a universidade, o professor, o estudante, as políticas públicas e a sociedade.

1579552773-marilivieira-0007079.jpeg

Coordenação Pedagógica: Formação de Professores e a Gestão dos Sentimentos em Processos de Inovação

Coordenação Pedagógica: formação de professores e a gestão dos sentimentos em processos de inovação discute uma experiência vivenciada de um coordenador pedagógico e seus professores no processo de formação em serviço no que concerne à resistência e às frustrações dos professores na implantação de novas metodologias e concepções.

Eternas Falas de Esther de Figueiredo Fe

Eternas Falas de Esther de Figueiredo Ferraz

O livro-reportagem biográfico (2019), da jornalista Louise Diório, conta a trajetória de vida de Esther de Figueiredo Ferraz, que esteve por diversas vezes em posição pioneira ao ser a primeira mulher a galgar a reitoria da Universidade Mackenzie, a integrar o corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e, na política, ao obter o primeiro cargo de Ministra do Governo Federal concedido a uma mulher.

Captura de tela 2023-04-24 195330.png

Sociedade, Currículo e Formação Docente em Debate: condições para o Conhecimento Poderoso - Volume 1

Sociedade, Currículo e Formação docente em debate: condições para o conhecimento poderoso é dividido em dois volumes como fruto dos trabalhos, reflexões e debates realizados no III Seminário Internacional organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade – GEICS em outubro de 2021. A obra reúne uma coletânea de artigos produzidos por estudantes e pesquisadores interessados em discutir, num momento muito oportuno, a importância da valorização do conhecimento poderoso no contexto educacional para a promoção de sujeitos críticos e emancipados que tem como foco de debate as relações entre currículo, formação docente e o impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas.

image.png

Desafios da Educação pós-pandemia: impactos da quarentena no Currículo e na Cultura Digital

Fruto dos trabalhos, reflexões e debates realizados no II Seminário Internacional organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade – GEICS em outubro de 2020. A obra reúne uma coletânea de artigos produzidos por pesquisadores interessados em discutir, num momento muito oportuno, sobre como os desafios e impactos da pandemia da Covid-19 na área de educação. As pesquisas e experiências apresentadas revelaram limites, possibilidades, desafios e novas práticas pedagógicas em todos os níveis de ensino. O entrelaçamento entre teoria e prática nos diversos níveis de ensino: Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação, representadas por pesquisadores, professores e estudantes de todo o território nacional, da rede pública e privada, oferece ao leitor a oportunidade de refletir e aprofundar a discussão sobre questões essenciais de nossa sociedade considerando as diferentes realidades de nosso país. A publicação desta obra tem por objetivo oferecer um espaço de reflexão e diálogo, bem como instigar professores, pesquisadores e estudantes a lançar novos olhares para práticas pedagógicas inovadoras e que possam permitir construir novos caminhos para a educação e que respondam aos desafios do momento pós-pandemia em busca de uma educação de qualidade para todos. 

1618944388-ana-lucia-de-souza-0011621.jpeg

Redes de Colaboração na Formação Docente: Uma Práxis em Ambiente Virtual no Ensino Superior

Redes de colaboração na formação docente – uma práxis em ambiente virtual no ensino superior discute uma experiência de formação de professores universitários em contexto virtual de aprendizagem, em âmbito internacional, que envolveu a concepção, o desenho pedagógico, a construção e a implementação de um curso em rede de colaboração.

​

csm_Tempos_de_transicao_copy_4070ccb7d1.jpg

Tempos de transição

A segunda edição de Tempos de transição é uma prova do sucesso da primeira edição, já esgotada, deste best-seller da Editora Mackenzie. Inusitadamente, trata-se de uma produção editorial que se mantém atualizada e atraente, decorridos quase dez anos do seu lançamento inaugural. Muito mais do que a narrativa sequencial de uma série de conjunturas decisivas na trajetória institucional do Mackenzie, a obra Tempos de transição fascina o leitor pelo modo envolvente com que as tramas históricas são apresentadas e pela expectativa suscitada em face dos possíveis desfechos desses cenários. Cada capítulo parece ter dinâmica própria à medida que revela, discute e critica a pauta que o autor escolheu como roteiro para seu diálogo com as fontes documentais. O horizonte temporal vai de 1957 a 1973, mas começa antes e termina depois, seja pelos inevitáveis antecedentes, seja pelas inexoráveis consequências das escolhas e decisões.

Formulário de Assinatura

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube - Black Circle

Grupo registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq

Criação do site e identidade visual: Gabriel Henrique de Oliveira

©2025 por Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS).

bottom of page