
Currículo e docência - articulações culturais e sociais para uma formação integral
Descrição:
Vivemos um momento histórico importante com as reformas curriculares da educação básica e de formação de professores. Compreender as FEE que sustentam essas novas diretrizes se faz necessário. Há inúmeros artigos e pesquisas sendo realizadas avaliando o tipo de currículo que está sendo adotado e denunciando uma entrada invasiva de demandas do mercado na educação. Isto requer que examinemos, efetivamente, para que serve a escola e consequentemente, que currículo e que professor ela necessita para alcançar sua finalidade. Assim, nossas interrogações são: Quais as interações entre Finalidades Educativas Escolares, Currículo e Docência? Cada momento social e consequentemente, cada grupo local tem finalidades específicas no que se refere à educação. Isso traz para a escola e educadores a necessidade de interagir com esses locais, nas cidades, nas diferentes comunidades. Assim nosso objetivo é identificar as FEE que sustentam as escolhas de conteúdos, a organização curricular e consequente a formação e a prática docente e verificar os desdobramentos dessa interação na cidade, ou comunidades locais, na escola e na formação de professores. A pesquisa, é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e ao seu Macroprojeto: Tramas na cidade: linguagens, culturas e educação. É desenvolvida pelo grupo de pesquisa GEICS e dividida em 2 eixos: Escola e Currículo: docência, cultura e sociedade e Cultura Digital e Prática docente. Cada eixo analisará a relação entre as FEE e seu objeto de estudo específico, por meio de diferentes metodologias. Espera-se contribuir com a análise crítica dos currículos da Educação Básica, bem como dos currículos de formação docente nas universidades. Fortalecer a explicitação das FEE na formação de professores e propor caminhos para que essa discussão se amplie dentro das instituições formadoras de professores e dentro das escolas básicas e seus docentes no processo de contextualização do currículo escolar poderá engendrar perspectivas mais claras para as políticas educacionais e para os projetos pedagógicos institucionais. articulados com as necessidades das populações locais, possibilitando a oferta de conhecimentos e de desenvolvimento integral para os alunos, de modo que possam transcender o cotidiano e vislumbrar novas formas de pensar, formas ainda não pensadas. O projeto, ao se articular com o Macroprojeto do PPGEAHC, se desdobra em projetos específicos, dos mestrandos e doutorandos e em projetos de outros docentes ligados ao GEICS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (6).
Integrantes: Marili Moreira da Silva Vieira - Coordenador / Ana Lucia de Souza Lopes - Integrante / Mateus Melo - Integrante / Cristiano Camillo Lopes - Integrante / LUIZ FONSECA DOS SANTOS JÚNIOR - Integrante / GABRIEL HENRIQUE DE OLIVEIRA - Integrante / ALINE MARTINS DE ALMEIDA - Integrante / Aline Amarante Pereira - Integrante / Vaner Silvia Soler Bianchi - Integrante / Fernando Silva Martins - Integrante / Geraldina Fernandes de Lima - Integrante / Matheus da Costa Nunes - Integrante / Raquel Machado Gomes Marques - Integrante / Luiz Gustavo Souza - Integrante / Sarah Lyns de Assis Nicolau - Integrante / Sângela Medeiros de Lima Carvalho - Integrante / Roberto Clemente dos Santos - Integrante / Liliane Pereira da Silva Costa - Integrante / Anfíbio Zacarias - Integrante / Juliana Najados Hoffmann - Integrante / Rogério Filipe Mario - Integrante / Tatiana Aiello de Mello - Integrante / JESSICA ANNE MACHADO DA SILVA - Integrante / ELISABETE CERUTTI - Integrante / ANTONIO TORQUATO DA SILVA - Integrante / Sandro Moreira Mattos - Integrante / NAYARA DA SILVA PAULA - Integrante / Anderson Oliveira - Integrante / Vivian de Oliveira Jorge - Integrante / Helenice Alvarenga - Integrante / Felippe Neves Vidal Bandeira - Integrante / Fabiana Maria Correia Alves - Integrante / Bruna Rampinelli França Marques - Integrante / Henrique Anselmo Marciano - Integrante / Félix Silva de Carvalho - Integrante / Mary Selma Ramos Bulla - Integrante.