
VII Seminário Internacional do Grupo GEICS
A escola e o conhecimento diante da Inteligência Artificial: novos desafios, velhas questões

O VII Seminário GEICS – 2026 constitui-se como espaço de diálogo científico, intercâmbio acadêmico e socialização de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade – GEICS, Cultura Digital, Linguagens e Prática Docente - CDPDoc e pelos grupos de pesquisa integrantes da rede articulada REPDOCs em torno de questões relacionadas ao currículo, ao conhecimento, à formação docente, às práticas pedagógicas, à cultura, às linguagens e às transformações sociais e tecnológicas contemporâneas. Nesta edição somam-se ao Grupo o IAM -Centro de Inteligência Artificial Mackenzie e FCI – Faculdade de Computação e Informática.
A edição de 2026 terá como tema “A escola e o conhecimento diante da Inteligência Artificial: novos desafios, velhas questões”, propondo uma reflexão sobre os impactos e desafios decorrentes da emergência da Inteligência Artificial nos processos educativos, sem perder de vista questões fundamentais que historicamente atravessam a educação: o que ensinar, para que ensinar, como ensinar, que conhecimentos devem ser socializados e qual é a finalidade da escola em uma sociedade em transformação.
A presença crescente da Inteligência Artificial nos diferentes campos da vida social modifica formas de produzir, acessar, selecionar, compartilhar e legitimar conhecimentos. No campo educacional, essas transformações repercutem sobre o currículo, as práticas docentes, os processos de aprendizagem, a formação de professores, as linguagens, as relações com a informação e as próprias finalidades educativas da escola.
Nesse cenário, o VII Seminário GEICS propõe deslocar a discussão de uma perspectiva centrada exclusivamente na tecnologia para uma abordagem interdisciplinar que entrelaça os campos educacional, cultural, epistemológico, ético e político. A questão a que se propõe a discussão envolve compreender o que a escola, a docência e a formação humana precisam preservar, transformar e recriar diante dessas novas condições de produção e circulação do conhecimento diante dos desafios contemporâneos.
A escolha do tema dialoga com a trajetória do GEICS e da rede de pesquisa, que têm como campos de investigação questões relacionadas ao currículo, ao conhecimento escolar, à formação docente, às práticas pedagógicas e às relações entre escola, cidade, cultura e transformações contemporâneas.
O evento pretende, assim, fortalecer o diálogo entre diferentes grupos de pesquisa e promover uma perspectiva interdisciplinar sobre os desafios contemporâneos da educação, reconhecendo a diversidade teórica, metodológica e temática que caracteriza a rede.
PÚBLICO-ALVO
O evento destina-se a:
-
pesquisadores e coordenadores de grupos de pesquisa;
-
professores da Educação Básica e do Ensino Superior;
-
estudantes de graduação e pós-graduação;
-
profissionais da educação;
-
integrantes de grupos e redes de pesquisa;
-
interessados nas relações entre educação, currículo, conhecimento, cultura, formação docente e tecnologias contemporâneas.
MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
O evento é GRATUITO e contará com participação nas modalidades:
a) Apresentação de trabalhos
Os trabalhos serão submetidos na modalidade de resumo simples, vinculados a um dos quatro eixos temáticos. As apresentações poderão ocorrer em sessões de comunicação on-line ou presenciais, conforme organização da programação.
b) Participação como ouvinte
Será possibilitada a participação sem apresentação de trabalho, mediante inscrição específica.
c) Publicação
Os trabalhos apresentados poderão integrar as publicações decorrentes do evento, observadas as normas e etapas de avaliação estabelecidas pela organização.
Está prevista a publicação de:
- Caderno de Resumos;
- Anais com artigos completos;
- Seleção de trabalhos para composição de livro, mediante convite e critérios editoriais.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Inscrição/ Submissão de Resumos: até 09/10/2026
Divulgação dos aceites (por e-mail): até 23/10/2026
Divulgação da programação: até 30/10/2026
Realização do Seminário: 06 e 07 de novembro de 2026
Envio dos artigos completos no template: até 21/12/2026
PROGRAMAÇÃO
EIXOS TEMÁTICOS


