top of page

Cultura Digital e Prática Docente na elaboração de podcast como material didático para educação básica

Descrição:

Tem como objetivo investigar o impacto da cultura digital na prática docente para a apropriação de linguagens digitais na elaboração de materiais didáticos com foco no Podcast como material didático e como recurso metodológico de ensino. Os referenciais teóricos serão construídos a partir das temáticas que envolvem a relação entre Currículo, Didática e o Trabalho professor, Aprendizagem Significativa, Cultura Digital e Educação e Inovações Pedagógicas e Tecnológicas. Ainda, se apoia nos fundamentos da Base Nacional Curricular Comum BNCC, especialmente nas competências gerais e específicas que envolvem a cultura digital e o uso das diversas linguagens. Os resultados esperados envolvem a produção de 2 Podcasts (com 10 episódios no mínimo) como recurso/material didático: (i) Anos Iniciais (ii) Anos Finais do Ensino Fundamental para uso em escolas públicas. Prevê a publicação de um ebook para apoio a professores quanto ao uso do podcast como recurso metodológico com estratégias e possibilidades de uso, passo a passo para o desenvolvimento do produto. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Doutorado: (4). 

 

Integrantes: Ana Lucia de Souza Lopes - Coordenador / Marili Moreira da Silva Vieira - Integrante / Marcelo José Abreu Lopes - Integrante / Christian Duarte - Integrante / Geraldina Fernandes de Lima - Integrante / LILIANE PEREIRA DA SILVA - Integrante / Luciene Leal dos Reis Gonzalez - Integrante / Kevin Adamos Ortega - Integrante / Julia Noronha - Integrante / Ana Paula Dias Matias - Integrante. 

Formulário de Assinatura

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube - Black Circle

Grupo registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq

Criação do site e identidade visual: Gabriel Henrique de Oliveira

©2025 por Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS).

bottom of page