top of page
Abstract

O que os adolescentes pensam sobre a vida?

Descrição:

Desde a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Básica no Brasil passou por transformações significativas, impactando o ecossistema educacional. O Projeto de Vida, um eixo central da BNCC, destaca-se, mas enfrenta desafios devido à falta de clareza teórica e metodológica. Partindo deste problema, este projeto de pesquisa tem como objetivos: (i) explorar as representações dos jovens sobre a vida, baseando-se na Teoria das Representações Sociais; (ii) produzir um relatório geracional que subsidie práticas de gerenciamento pedagógico; e (iii) desenvolver, a partir dos resultados obtidos, estratégias instrucionais em materiais didáticos que apoiem e direcionem a concretização dos projetos de vida dos jovens. Esta abordagem visa garantir que o currículo de Projeto de Vida esteja alinhado com as necessidades de seu público-alvo, tanto discentes quanto docentes, e contribua efetivamente para o enriquecimento da educação básica.

​

Palavras-chave: Projeto de Vida, Representações Sociais, Juventude, Currículo.

​

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

 

Integrantes: 

Márcia Cristina Dantas Leite Braz - Currículo Lattes

Gabriel Leite Neres - Currículo Lattes

Simone Mágna Menezes Carneiro Lopes - Currículo Lattes

Analice Oliveira Fragoso -Currículo Lattes

Wendell Gonzaga da Paixão -Currículo Lattes

Cristiane Moreira De Carvalho Mageika - Currículo Lattes

Renata Gerhardt Gomes Roza -Currículo Lattes

Silvania Coutinho de Souza Bitencourt -Currículo Lattes

Adriano Bareia Francisco -Currículo Lattes

Formulário de Assinatura

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube - Black Circle

Grupo registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq

Criação do site e identidade visual: Gabriel Henrique de Oliveira

©2025 por Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS).

bottom of page