
Descrição:
Desde a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Básica no Brasil passou por transformações significativas, impactando o ecossistema educacional. O Projeto de Vida, um eixo central da BNCC, destaca-se, mas enfrenta desafios devido à falta de clareza teórica e metodológica. Partindo deste problema, este projeto de pesquisa tem como objetivos: (i) explorar as representações dos jovens sobre a vida, baseando-se na Teoria das Representações Sociais; (ii) produzir um relatório geracional que subsidie práticas de gerenciamento pedagógico; e (iii) desenvolver, a partir dos resultados obtidos, estratégias instrucionais em materiais didáticos que apoiem e direcionem a concretização dos projetos de vida dos jovens. Esta abordagem visa garantir que o currículo de Projeto de Vida esteja alinhado com as necessidades de seu público-alvo, tanto discentes quanto docentes, e contribua efetivamente para o enriquecimento da educação básica.
​
Palavras-chave: Projeto de Vida, Representações Sociais, Juventude, Currículo.
​
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes:
Márcia Cristina Dantas Leite Braz - Currículo Lattes
Gabriel Leite Neres - Currículo Lattes
Simone Mágna Menezes Carneiro Lopes - Currículo Lattes
Analice Oliveira Fragoso -Currículo Lattes
Wendell Gonzaga da Paixão -Currículo Lattes
Cristiane Moreira De Carvalho Mageika - Currículo Lattes
Renata Gerhardt Gomes Roza -Currículo Lattes
Silvania Coutinho de Souza Bitencourt -Currículo Lattes
Adriano Bareia Francisco -Currículo Lattes