top of page

A Cidade que Educa e Transforma - Eixo da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Projeto de Pesquisa vinculado ao da Cátedra UNESCO UniTwin A Cidade que Educa e Transforma

Descrição:

A partir da aprovação da UNESCO, em 28 de fevereiro, lançou-se a Cátedra UNESCO UniTwin A Cidade que Educa e Transforma, no Edifício da Câmara Municipal de Lisboa, Portugal, constituída pelo Programa de Cooperação Internacional cuja ação, a cargo da RICET Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma, liderada pelo ISEC Lisboa, com mais 12 membros fundadores que compõem o programa, entre eles, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, conforme apontamos a seguir: Instituto Superior de Educação e Ciências ISEC, Lisboa, Portugal Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil; Universidade Passo Fundo, UPF, Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil; Universidade Federal da Bahia, UFAB, Brasil; Universidade Franciscano, UFN /Santa Maria, Brasil; FACED/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil; Instituto Politécnico Nova Esperança da Guiné Bissau; Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil; Centro Universitário Internacional, Uninter/ Curitiba/PR, Brasil; Fundação Anísio Teixeira, Brasil; Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, Brasil. Os objetivos da Cátedra Cidades que educam e transformam são: A promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, a fim de permitir modelos de governação em linha com os ODS;A Investigação e reflexão sobre as práticas baseadas em modelos de governação inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspectiva da consolidação de democracias; A criação de uma Rede de conhecimento que permita aos governos locais oferecer uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas da sociedade contemporânea; A cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Cátedra é acolhida pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura, do Centro de Educação, Filosofia e Teologia e pelo Centro Histórico e Cultural Mackenzie. Em um trabalho colaborativo com as demais instituições parceiras, a UPM tem como objetivo fortalecer, viabilizar e dar visibilidade as pesquisas de docentes e discentes que articulam questões que envolvem a educação e a cidade nas suas várias vertentes de governança, territoriais, sociais, éticas e de sustentabilidade, considerando a escola e a educação integral dos estudantes nos diversos níveis de ensino. Espera-se com esse projeto contribuir para a formulação de Políticas Públicas cooperem para a articulação intersetorial e consequentemente para a qualidade de vida e de educação na sociedade. Nesse sentido, o projeto se configura de modo interdisciplinar, com os diferentes cursos da Universidade.

​

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Doutorado: (4). 

 

Integrantes: Marili Moreira da Silva Vieira - Integrante / Paulo Fraga da Silva - Integrante / BUENO, Marcelo Martins - Integrante / CAMPANATO, Roger Fernandes - Integrante / Eduardo Castedo Abrunhosa - Coordenador / Ingrid Hotte Ambrogi - Integrante / Jaqueline Moll - Integrante / Rosana Schwartz - Integrante / João Clemente de Souza Neto - Integrante / Carlos Andrés Hernández Arriagada - Integrante / Marcel Mendes - Integrante / Adriana Bragagnolo - Integrante / Ana Patrícia Tavares de Almeida - Integrante / Juliano Sousa Matos - Integrante / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Lilian Regina Gabriel Moreira Pires - Integrante / Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - Integrante / Marcio Tascheto da Silva - Integrante / Maria Carmen Silveira Barbosa - Integrante / Rodrigo Manoel Dias da Silva - Integrante / Silvia Maria Leite - Integrante / Solange Teles da Silva - Integrante / Thaty Tamara Baldini Galvão - Integrante / Tania Carraquico - Integrante.

Formulário de Assinatura

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube - Black Circle

Grupo registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq

Criação do site e identidade visual: Gabriel Henrique de Oliveira

©2025 por Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS).

bottom of page