top of page

Currículo e Docência - Finalidades Educativas Escolares e sociedade

Descrição:

Vivemos um momento histórico importante com as reformas curriculares da educação básica e de formação de professores. Compreender as FEE que sustentam essas novas diretrizes se faz necessário. A BNCFP segue a lógica da BNCC em um movimento sistêmico. Há inúmeros artigos e pesquisas sendo realizadas avaliando o tipo de currículo que está sendo adotado e denunciando uma entrada invasiva de demandas do mercado na educação. Isto requer que examinemos, efetivamente, para que serve a escola e consequentemente, que currículo e que professor ela necessita para alcançar sua finalidade. Assim, o Problema de Pesquisa que ora buscamos é: Quais as interações entre Finalidades Educativas Escolares, Currículo e Docência? Nosso objetivo é identificar as FEE que sustentam as escolhas de conteúdos, organização curricular e consequente prática docente e verificar os desdobramentos dessa interação na escola e na formação de professores. A pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa GEICS, será dividia em 4 eixos: Escola e Currículo: docência, cultura e sociedade, Visão de mundo, educação e sociedade; Aspectos psicossociais do processo de ensino e aprendizagem e Cultura Digital e Prática docente. Cada eixo analisará a relação entre as FEE e seu objeto de estudo específico, por meio de uma Pesquisa Ação, com diferentes metodologias. Analisar as Finalidades Educativas Escolares e sua relação com a organização curricular e com toda a prática docente, desde a formação inicial de professores até a sua prática dentro da nossa cultura digital poderá contribuir com a análise crítica da BNCFP e de sua implantação nas universidades e até a proposição de possíveis modelos de cursos de formação de professores. Fortalecer a explicitação das FEE da formação de professores e propor caminhos para que essa discussão se amplie dentro das instituições formadoras de professores e dentro das escolas básicas e seus docentes no processo de contextualização do currículo escolar poderá engendrar perspectivas mais claras para as políticas educacionais e para os projetos pedagógicos institucionais, possibilitando a oferta de conhecimentos e de desenvolvimento para os alunos de modo que possam transcender o cotidiano e vislumbrar novas formas de pensar, formas ainda não pensadas. Essa pesquisa se articula com outras 3 pesquisas: Qual escola para o século XXI; A Base Não É Currículo e Currículo de Formação de Professores: BNC da Formação.

Situação: Concluída; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (26) 

 

Integrantes: Marili Moreira da Silva Vieira - Coordenador / Ana Lucia de Souza Lopes - Integrante / Rafael Conde Barbosa - Integrante / Marcelo José Abreu Lopes - Integrante / GABRIEL HENRIQUE DE OLIVEIRA - Integrante / ALINE MARTINS DE ALMEIDA - Integrante / Aline Amarante Pereira - Integrante / Robinson Grangeiro Monteiro - Integrante / Vaner Silvia Soler Bianchi - Integrante / Milton Pignatari - Integrante / Danielle Santos de Lima - Integrante / Fernando Silva Martins - Integrante / Geraldina Fernandes de Lima - Integrante / Moises Ferreira Bispo - Integrante / Amanda Porfirio - Integrante / Danielle Girotti Callas - Integrante / Marilce Ivama de Freitas - Integrante / Cléber Silva dos Santos - Integrante / Denise Vargas Fiuza Garcia - Integrante / João Pedro Lacerda Salviano Piragibe - Integrante / SILVA, Marcos Novaes da - Integrante / Karen Niccoli Ramirez - Integrante / Lamartine Gaspar de Oliveira - Integrante / Camila Blessa - Integrante / Louise Teixeira Diório - Integrante / Patrícia Paiva Gonçalves Bispo - Integrante / SANTOS, Sérgio Ribeiro - Integrante / Luiz Gustavo Souza de Oliveira - Integrante / Dislene Mercia Oliveira Sousa Ladeia - Integrante / Adilson Carvalho Lordelo - Integrante / Gilberto Sousa Silva - Integrante / Sarah Lyns de Assis Nicolau - Integrante / Marcelo Junio Silva - Integrante / Sângela Medeiros de Lima Carvalho - Integrante / Mariana Martins Souza - Integrante / Marcel Mendes - Integrante / Roberto Clemente dos Santos - Integrante / Regina Carvalho Calvo de Faveri - Integrante / Liliane Pereira da Silva Costa - Integrante / Claudia Cintra Bortoletto - Integrante / Sidney Marques da Motta - Integrante / Ana Clara Freitas Oliveira - Integrante / Fabiana Iolanda Nascimento - Integrante / Flavia Bastos Pimenta Souza - Integrante / Graziela Mara Bernardes Jacob - Integrante / Juliana Najados Hoffmann - Integrante / Marcelino Machado de Mello - Integrante / Rogério Filipe Mario - Integrante / Wellington Bomfim Lago - Integrante / Rafaela Silva Nascimento - Integrante / Tatiana Aiello de Mello - Integrante / Paula Soares Gomes da Silva - Integrante / André Whitaker Horschutz - Integrante / Vivian de Oliveira Cavicchioli - Integrante / Rebeca Silva de Almeida - Integrante / Luiz Fernando Biasi - Integrante / Claudia Resende - Integrante / Gabriela Arroyo - Integrante / Ana Luiza Figueiredo Florido – Integrante

Formulário de Assinatura

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube - Black Circle

Grupo registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq

Criação do site e identidade visual: Gabriel Henrique de Oliveira

©2025 por Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS).

bottom of page