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OS CURSOS DE PEDAGOGIA NAS IES BRASILEIRAS: análises das dimensões teórico- científicas e prático-organizacionais

Descrição:

A Resolução CNE/CP No 02/2019 estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação inicial de Professores para a Educação Básica, impactando a reestruturação dos cursos de Pedagogia do país. A proposta de novas DCN desconsidera as experiências das Instituições de Ensino Superior, as pesquisas sobre epistemologia da Pedagogia e campos de atuação da/o pedagoga/o, como também as críticas direcionadas às DCN específicas para o curso, homologadas em 2006. Assim, problematiza-se as tensões e as perspectivas para o curso de Pedagogia com base no contexto histórico, político e social, destacando dois aspectos: o teórico-científico, que corresponde à epistemologia da Pedagogia, à concepção de formação e aos fundamentos da teoria educacional e os aspectos prático- organizacionais relativos aos componentes curriculares do curso. Considera-se que as reformulações curriculares dos cursos de Pedagogia descaracterizaram a Pedagogia como ciência que investiga os fenômenos educativos em diferentes espaços, fragilizando o processo formativo. O objetivo do projeto é compreender a direção epistemológica e formativa do Curso de Pedagogia no Brasil. Especificamente, busca-se: a) analisar os Projetos Político Pedagógicos (PPPs) dos cursos de Pedagogia e como tais aspectos são traduzidos na organização curricular; b) descrever o perfil profissional e como estão constituídos os eixos epistemológicos da formação no que tange à dimensão teórico-metodológica; c) compreender as concepções de Pedagogia na perspectiva de docentes e discentes. A metodologia pauta- se na abordagem quantitativa e qualitativa, envolvendo a análise documental da legislação e dos PPPs dos cursos de IES públicas e privadas e a aplicação de questionário direcionado a docentes membros dos NDE e discentes. Esta pesquisa, proposta pela Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia, sistematizará um conjunto de dados que poderão gerar proposições para as novas DCNs a serem elaboradas pelo CNE.

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Situação: Concluída; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado:(15)

 

Integrantes: Marili Moreira da Silva Vieira - Integrante / Dislene Mercia Oliveira Sousa Ladeia - Integrante / Sângela Medeiros de Lima Carvalho - Integrante / Juliana Najados Hoffmann - Integrante / Claudia Resende - Integrante / Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas - Coordenador / Jonas Emanuel Pinto Magalhães - Integrante / Aline Daiane Nunes Mascarenhas - Integrante / José Leonardo Rolim de Lima Severo - Integrante / João Francisco Lopes de Lima - Integrante / Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra - Integrante / Suzete Terezinha Orzechowski - Integrante / Ângela Maria Silveira Portelinha - Integrante / Jefferson da Silva Moreira - Integrante / Kauana de Fatima Zbuinovicz - Integrante / Mayanne Julia Tomaz Freitas - Integrante / Helena Martins Mikado - Integrante / Danielle de Lima Santos - Integrante.

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